sábado, 29 de fevereiro de 2020

Corredor do Mel (Rio Grande - RS)



O Corredor do Mel abrange um complexo de estradas de chão: Estrada do Senandes (Corredor do Mel), parte do Corredor dos Pinheiros, Estrada das Cruzeiras, Estrada do Souza e a RG-235 (estrada que desemboca na BR-471, no acesso para Santa Isabel).

Abaixo seguem o trajeto plotado em imagem de satélite e a ficha técnica do pedal, junto com algumas imagens que mostram um pouco da fisionomia da paisagem ao longo do trajeto.

Trajeto do pedal sobre imagem de satélite do Google Earth


Ficha técnica do pedal





 




































































Parte do trajeto passou pela área da Reserva Biológica do Banhado do Maçarico. 
"A Reserva Biológica Estadual Banhado do Maçarico foi criada no final de 2014, em conformidade com o previsto na Lei Federal nº 9.985 de 18 de julho de 2000. A vegetação da área da reserva Biológica Banhado do Maçarico é formada por campos secos e úmidos submetidos à pecuária, campos arenosos apresentando vegetação de porte herbáceo. Parte dos campos arenosos apresentam invasão de pinus Pinus sp. Além de matas de restinga arenosa em algumas porções mais elevadas, ha banhados arbóreo-arbustivos com presença de corticeiras, araçás, capororocas, entre outras espécies adaptadas ao solo encharcado e
banhados herbáceos com predominância de tiririca e junco. A fisionomia da unidade fica compreendida em um mosaico de campos secos/úmidos pastoreados e banhados herbáceos, com algumas manchas de matas secas, campos arenosos e banhados arbustivos.A região do Banhado do Maçarico é uma área importante para a conservação de aves (internacionalmente conhecida como uma IBA – Important Bird Area), assim como está entreas áreas prioritárias para a conservação, segundo o MMA, devido à presença de espécies de aves ameaçadas de extinção em nível global. Em seus limites podem ser encontradas espécies ameaçadas como macuquinho-da-várzea (Scytalopus iraiensis) e o caboclinho-depapo-branco (Sporophila palustris) que ocorrem na área de banhado, assim como o caminheiro-grande (Anthus nattereri). Essas espécies estão na lista de espécies ameaçadas
internacionalmente e localmente: Scytalopus iraiensis, em perigo; Sporophila palustris, vulnerável no RS e em perigo pela IUCN; Anthus nattereri, vulnerável."