quarta-feira, 26 de fevereiro de 2020

XVIII - O Forte de Santa Teresa (Castillos - Rocha - Uruguai)



Trata-se de uma fortificação que, embora em terras do domínio espanhol, teve origem portuguesa. O Forte de Santa Teresa é um mergulho nos tempos antigos e encontra-se em lugar bem alto (altimetria em torno de 57 metros) de onde tem-se uma boa vista do Parque Nacional de Santa Teresa (do qual este forte faz parte) e sua natureza. 

Nele encontram-se objetos da época de sua construção (século XVII), como roupas, armas de guerra e outros. Imponente na paisagem e bem conservado, o forte tem muros gigantes que formam um pentágono irregular (com perímetro de 642 metros), com pontos de observação nos cantos e até canhões posicionados como no período colonial.
O parque está localizado na cidade de Castillos, no Departamento de Rocha, Uruguai, entre os quilômetros 302 e 306 da Ruta Nacional N° 9. A entrada principal do parque está situada a aproximadamente 37 quilômetros do Chuí. Partindo do Pórtico da cidade do Rio Grande, percorremos cerca de 276 quilômetros pelas vias ERS-734, BR-392, BR-471 e Ruta 9.


Trajeto, desde a entrada do Chuí à entrada principal do Parque de Santa Teresa

O Parque e o forte estão situados em área militar, sendo um lugar fascinante, desenhados com sentido estético e mantendo o equilíbrio ecológico. O parque surgiu ao redor do Forte Santa Teresa, de 1762. Depois que o forte foi abandonado e saqueado, houve uma restauração em 1928, sendo mantido pelos militares uruguaios até hoje. Dentre os atrativos que o visitante pode se deparar no Parque Nacional de Santa Teresa encontram-se trilhas, praias, forte, mini zoológico, jardim de inverno, o invernáculo e jardim de verão, sombráculo, área para lazer e camping e cabanas. No mapa abaixo, os principais referenciais acerca do parque e do forte.




Com um GPS Garmin etrex 30 foram marcados os seguintes pontos de referência:
1) Entrada do forte:  33°58'20.65"S e  53°32'57.82"O;
2) Estátua de Artigas:  33°58'21.13"S  e  53°32'46.78"O;
3) Entrada principal do Parque Santa Teresa:  33°59'52.54"S e  53°34'6.03"O;
4) Mirante com vista da praia de La Moza:  33°58'35.88"S e  53°31'49.02"O.

 Abaixo algumas imagens deste passeio, realizado em 2017, onde são mostrados a estátua de Artigas e um pouco da estrutura do Forte.















O Forte de Santa Teresa recebeu um acabamento mais acurado devido à existência no local de rochas de granito. Devido as suas dimensões e localização, é considerada mais importante que o Forte de São Miguel, também no Chuy, porém localizado mais próximo da divisa com o Brasil. 
Para o deslocamento das peças de artilharia, os diversos planos eram ligados por rampas. 
Ao redor do terrapleno, ao abrigo das muralhas, estavam distribuídas as edificações, nas quais é possível reviver a história: Casa do Comandante, Capela, Quartel dos Oficiais, Casa da Pólvora, Enfermaria, Quartel da Tropa, Cozinha e Depósitos de mantimentos e as diversas oficinas. Entre os prédios e a muralha havia espaços reservados à guarda dos cavalos.




























O lugar valeu a visita. O forte é enorme e suas muralhas são grandiosas!