quarta-feira, 5 de fevereiro de 2020

Cerro Chato (Herval - RS)

O Cerro Chato é um distrito de Herval, possuindo cerca de 500 habitantes e está situado na região norte deste município. 

   

Tendo como referência o Pórtico da cidade do Rio Grande, seguimos pelas vias ERS-734, BR-392, BR-293 e estrada vicinal de acesso ao Cerro Chato (36 km), percorrendo uma distancia aproximada de 159 km até o Cerro Chato. Outra opção é ir pela BR-116 e fazer o trajeto via Arroio Grande, aumentando o trajeto em 65 km (224 km). Foi realizado um pré-estudo da viagem através do Google Earth PRO, sendo o percurso e várias coordenadas geográficas posteriormente determinados com um GPS Garmin etrex 30. Como apoio na confecção do mapa do trajeto (abaixo) utilizou-se o software GPS TrackMaker e o Google My Maps.

            Mapa do trajeto Rio Grande - Cerro Chato (ida pela BR-293 e volta via BR-116)

A expedição foi realizada em 03 de janeiro de 2017, com o geógrafo Daniel Caminha. Iniciamos o trajeto em estrada de chão a partir da  BR-293, cujo acesso à estrada do Cerro Chato encontra-se no ponto de coordenadas geográficas  31°40'25.81"S e  53° 6'7.86"O, cerca de 29 km antes da entrada da cidade de Pinheiro Machado (no sentido Pelotas-Bagé). Após 4,5 km de estrada de chão, uma paradinha na ponte do Moinho para um registro fotográfico do Arroio Tamanduá.

Vista do Arroio Tamanduá, da ponte do Moinho (31°42'27.39"S e  53° 7'36.42"O)

Ao longo da estrada de acesso ao Cerro Chato, podemos contemplar as belas paisagens do nosso Planalto Sul-Rio-Grandense:







                                                       Crédito da foto: Daniel Caminha

Cabe destacar que, embora a localidade do Cerro Chato faça parte do município de Herval, porém, encontra-se em área de divisa com outros dois municípios: Pinheiro Machado e Piratini, conforme a imagem de satélite abaixo. O rio Piratini constitui referencial para delimitação da área dos municípios neste ponto. Ainda, na imagem de satélite, a localização do túnel ferroviário  próximo à divisa dos municípios de Piratini, Herval e Pinheiro Machado.

Imagem de satélite mostrando a localidade do Cerro Chato, o túnel ferroviário e a divisa entre os municípios de Herval, Pinheiro Machado e Piratini.


Túnel Ferroviário

O túnel ferroviário da atual via férrea encontra-se no ponto de coordenadas geográficas 31°51'47.76"S e 53°14'46.81"O e próximo à localidade do Cerro Chato, mas no município de Piratini. De ocorrência discreta na paisagem, foi construído no final da década de 1960.

Placa indicativa da extensão do túnel ferroviário. Créditos da foto: Daniel Caminha


Estação do Cerro Chato

A estação do Cerro Chato foi inaugurada em 1884. Nas fotos, a antiga estação ferroviária (31°51'55.96"S e 53°16'37.33"O) e trechos da estrada, correspondentes à antiga linha férrea.








Como apoio, seguem algumas informações da entrevista feita pelo ex-aluno e amigo Bruno Farias com o seu avô, Sr. Ney Freitas, que presenciou toda a mudança da linha velha para a nova no Cerro Chato, contando algumas histórias da via férrea. Importante relato que conta parte da história da ferrovia Rio Grande/Bagé, assim como parte da história do município de Herval. A linha foi desativada e construído um desvio para encurtar distâncias e ao mesmo tempo  passar a ferrovia por trechos mais nivelados (com menores declividades). Na entrevista ainda são relatados acidentes na linha antiga envolvendo pessoas que trabalhavam na via férrea e nos trens, sobretudo um acidente de grandes proporções ocorrido pela década de 1960, relacionado ao tombamento de um trem que transportava combustível. Na noite seguinte, um trabalhador ao acender um lampião (aladim) no local onde escorria combustível, causou um grande incêndio, vitimando muitos ferroviários. A estação do Cerro Chato foi inaugurada em 1884, construída por ingleses e franceses, fazendo parte da linha Cacequi-Bagé-Maritima, estendendo-se até Rio Grande. Segundo o relato, um trem saía as 7h:40 min de Rio Grande e chegava por volta das 17h em Bagé cruzava com o trem Bagé-Rio Grande por volta das 11h no Cerro Chato. Em Cerro Chato, os passageiros somente passavam pela estação e por vezes paravam para um intervalo de almoço. Eles não permaneciam muito tempo, pois a localidade não possuía atrativos. Com a entrega da variante de Pedras Altas, em abril de 1968, a estação ficou fora da nova linha e antiga linha começou a ser desmanchada. Hoje está ainda de pé, já bastante descaracterizada e servindo aparentemente de moradia, junto à estrada de terra que passa pelo leito da antiga linha retirada. Quanto ao atual túnel ferroviário, este foi construído no final da década de 1960. Ainda complementa o relato o seguinte link: Estações Ferroviárias: Cerro Chato


Rio Piratini

O Rio Piratini separa os municípios de Herval, Pinheiro Machado e Piratini. Algumas fotos do Rio Piratini no ponto de coordenadas geográficas 31°51'53.96"S e 53°16'6.50"O e da antiga ponte do Cerro Chato (Herval - Pinheiro Machado):














     Fotos Complementares: do Cerro Partido a cidade de Herval




 




Folhas Topográficas do Exército-RS (Escala 1:50:000) abrangidas na área do Cerro Chato: Cerro Chato e Basílio. Obs: no caso do ponto no Arroio Tamanduá (primeira foto), folha Passo do Coutinho.

As informações acerca da geologia, pedologia, geomorfologia e vegetação foram baseadas em mapas do IBGE, na escala 1:250.000, folha SH 22 (Porto Alegre).

Geologia: Rochas do Complexo Canguçu (variedades de rochas formadas desde o período Pré-Cambriano ao Paleozóico), com predomínio de granitos e riolitos.
Pedologia: Chernossolos Argilúvicos, Argissolo Vermelho-Amarelo e Neossolo Litólico.
Geomorfologia: Planalto rebaixado Sul-Rio-grandense.
Vegetação: Estepe arborizada com floresta de galeria.
Uso atual das terras: áreas de preservação permanente, plantações de eucalipto e pastagens.


Ainda foram utilizados como fonte de pesquisa os seguintes links: