quarta-feira, 5 de fevereiro de 2020

Beco da Chácara e Praia do Barranco (São José do Norte - RS)


O conhecer pedalando em São José do Norte passou pelo Beco da Chácara e algumas localidades: Passinho, Capivaras e Várzea, até chegar na praia do Barranco e retornar a cidade de São José do Norte pela BR-101. 


Foram pelo menos 40 km de estrada de chão arenosa e um pedal cansativo. Abaixo, a ficha técnica deste pedal e o trajeto plotado sobre imagem de satélite, partindo de Rio Grande. 




Preparando para o pedal: uma foto da Lua no cais do Porto do Rio Grande e uma foto da bicicleta, já na lancha para atravessar para São José do Norte:





Durante a travessia, é possível contemplar o belo nascer-do-Sol na Laguna dos Patos, sobre as cidades do Rio Grande e São José do Norte, e depois um café antes de encarar a BR-101 e o Beco da Chácara:














Vista da cidade de São José do Norte: 







Algumas fotos da BR-101:









Da entrada do Beco da Chácara até a localidade do Passinho, observamos que a estrada de chão passa por algumas plantações de eucalipto e pinus. As localidades do Passinho e também da Capivaras e Várzea (seguindo pelo Beco da Chácara), são pequenos povoados, onde se desenvolve principalmente a atividade da pesca.

Estrada do Beco da Chácara:





















Passinho:












Seguindo pelo Beco da Chácara, até a localidade da Capivaras, poucos quilômetros após o Passinho:












Depois do Capivaras, uns bons quilômetros de estrada de chão arenosa até chegar na Várzea: passaremos por muitas plantações de pinus e por dunas resultantes de retrabalhamento eólico na região.









Várzea: 









Hora de pegar novamente a estrada e ir até a praia do Barranco. E ainda está longe da Várzea! Algumas fotos também da Lagoa do Moinho.














A praia do Barranco situa-se a aproximadamente 20 km da cidade de São José do Norte, sendo um dos atrativos da Costa Doce do Rio Grande do Sul. A população é pequena e há muitos pescadores.