segunda-feira, 17 de fevereiro de 2020

Pedra do Segredo (Caçapava do Sul - RS)


O Parque Municipal Pedra do Segredo está localizado no município de Caçapava do Sul, com trilhas, cavernas e cerros de rochas sedimentares (conglomerados e arenitos)


 A Pedra do Segredo está situada no ponto com as seguintes coordenadas geográficas: 30°32'7.83"S e 53°33'14.56"O. Segue-se em torno de 4 km pela RS-357 no sentido Caçapava do Sul - Lavras do Sul e depois uns 5 km de estrada de chão regular a ruim, dependendo da manutenção e das condições do tempo. A Pedra do Segredo, cujo nome associa-se às suas cavernas e labirintos, é um conjunto de cerros formados por conglomerados e arenitos, possuindo quase 100 metros de altura. As pedras "gêmeas" são semelhantes a duas cabeças de gorilas de rosto colado, parecendo algo surreal! A pedra possui trilhas e três cavernas principais, que serão descritas sucintamente no decorrer da matéria: a Caverna da Escuridão, Salão das Estalactites e Caverna Percival Antunes.














Caverna da Escuridão

É a primeira caverna do trajeto, iniciando em um túnel com extensão aproximada de 60 metros, atravessando a pedra e chega na sua parte mais elevada. Nesta caverna, luzes e velas são apagadas por gases deletérios, fato que as lendas populares atribuem a espíritos que guardam os supostos tesouros jesuíticos.








Salão das Estalactites

A segunda caverna é chamada Salão das Estalactites, localizando um pouco além da Caverna da Escuridão e sendo a mais ampla das cavernas. É uma espécie de gruta, com suas paredes esculpidas pela ação do vento e no teto encontra-se uma estalactite grande, com outras em formação no seu entorno. É um lugar onde a natureza esculpiu verdadeiras obras de arte!






























Caverna Percival Antunes

A terceira e última caverna recebeu o nome do seu primeiro explorador: Percival Antunes. Encontra-se a cerca de 35 metros de altura e proporciona uma visão incrível da região, com vista privilegiada do parque e de outras pedras no entorno. Próximo à caverna encontramos uma passagem pela rocha e com três degraus de metal chumbados para facilitar o acesso à caverna. Não se trata de uma formação natural, sendo feito com uma picareta ou até dinamitado por Percival Antunes, para poder acessar a caverna.

























Reza a lenda que é na Pedra do Segredo que teria sido enterrado, em segredo, o líder indígena Sepé Tiarajú, ao lado do tesouro dos padres jesuítas. Lendas à parte, a Pedra do Segredo é uma verdadeira escultura da natureza ao longo do tempo e vale a pena ser visitada! Alguns links utilizados como referência: