quarta-feira, 26 de fevereiro de 2020

Punta del Diablo - Rocha - Uruguai


Punta del Diablo

Imagem aérea de afloramento rochoso em Punta del Diablo

Punta del Diablo localiza-se no Departamento de Rocha, Uruguai, aproximadamente a 45 km do Chuí, município brasileiro que faz fronteira com o Uruguai e a cerca de 298 km antes de chegar a Montevidéu. 

Para chegar até lá, partindo de Rio Grande-RS, pega-se a ERS-734, BR-392, BR-471 e a Ruta 9. O acesso a Punta del Diablo fica no km 298 da Ruta 9, adentrando-se cerca de 3 km.

                                               Localização e acesso a Punta del Diablo



Este povoado uruguaio encontra-se ao lado do Parque Nacional de Santa Teresa, com população aproximada de 650 habitantes, em sua maioria pescadores e artesãos. No verão, é um dos principais balneários do país, recebendo muitos turistas, principalmente brasileiros, argentinos e europeus. Na baixa temporada não há muitos turistas e as praias ficam praticamente desertas, o que é ótimo para descansar. A desvantagem de ir na baixa temporada é que boa parte do comércio não funciona. Com isso, a oferta de restaurantes torna-se limitada. Ao final da postagem encontram-se alguns links complementares que contam a história de Punta del Diablo, assim como maiores detalhes de onde ficar, o que comer, onde ir, etc. Abaixo seguem alguns registros fotográficos feitos em  2017.



Algumas coordenadas geográficas de referência:

1) Acesso:  34° 1'46.43"S e  53°35'0.04"O
2) Pontal rochoso, farol e monumento a Artigas:  34° 2'40.23"S e  53°32'3.05"O

Em Punta del Diablo podemos observar as rochas aflorantes (granitos) do embasamento cristalino, que ainda se estende pelo Centro-Sul e Leste do Uruguai. Uma das características da paisagem dessa região é uma sequência de arcos de praia com extensões variáveis entre 2 a 40 km. Estes arcos de praia são delimitados pelos promontórios rochosos, além de algumas desembocaduras lagunares e campos de dunas. 
Como em outros destinos da costa de Rocha, Punta del Diablo possui um clima temperado, em estações claramente demarcadas. As temperaturas máximas no verão rondam os 30ºC, enquanto que no inverno o termômetro oscila entre os 5 e os 14ºC. No inverno e primavera se registram medias de 19ºC durante o dia e 10ºC à noite. As chuvas se distribuem sem muitas variações ao longo de todo o ano. Agosto é o mês mais chuvoso, com aproximadamente 112 mm.

O povoado possui as seguintes praias: 
- Playa de los Pescadores (ou de los botes): é a mais conhecida e a mais recomendada para famílias com crianças, por ser uma praia com águas mais calmas. Ainda, é o local de ponto de partida e chegada dos barcos de pesca, que acaba sendo uma atração turística. OBS: os registros fotográficos do blog são dessa praia.

- Playa de la Viuda: bem extensa e de ondas fortes, possui um ambiente mais jovem, com um clima mais badalado. É a mais revolta de todas e por isso parada certa dos surfistas.

- Playa do Rivero: tem boas ondas e possui barzinhos em sua extensão.

- Playa Grande: praticamente deserta, é simplesmente linda. Não tem bares, quiosques ou algum tipo de vendedor. Muito disso se dá pela sua localização, já que a mesma é bem mais afastada. 



























Enfim, de forma paradoxal ao seu nome, Punta del Diablo é um lugar encantador e está mais próxima do que chamamos de paraíso.
Alguns links complementares, com mais detalhes sobre o lugar:

http://www.viveruruguay.com/2013/10/destino-punta-del-diablo.html

http://www.rangoetrago.com.br/punta-del-diablo-uruguai/

http://paraondefomos.com.br/punta-del-diablo-a-nossa-primeira-agradavel-surpresa-no-uruguai/

https://www.casalsoviagem.com/punta-del-diablo/

http://www.revistahistoricarochense.com.uy/rhr-no-8/historia-de-punta-del-diablo/