sexta-feira, 7 de fevereiro de 2020

Farol da Ponta Alegre (Arroio Grande - RS)

  "Único farol existente na Lagoa Mirim é o da Ponta Alegre. Com 16 metros de altura e estrutura quadrangular, ele encontra-se desativado há mais de 50 anos, mas, mesmo sem as luzes,segue de algum modo ajudando os navegantes e recusando-se a ser esquecido. Absoluto em um cenário que nem os criadores dos efeitos especiais do cinema poderiam imaginar, e uma estrutura que nem os mais brilhantes abstracionistas ousariam pintar!" (trecho extraído do documentário " O Brasil Visto de Cima: Fronteira com o Uruguai")



O caminho não foi fácil, mas chegando lá valeu a pena! Além de bonito, encontra-se bem conservado! A expedição Farol da Ponta Alegre foi realizada em julho de 2017 com o geógrafo Daniel Caminha. Trata-se de um antigo farol sinalizador marítimo de embarcações na Lagoa Mirim, hoje em ruínas. É possível a visitação interna, porém sem orientação.

O Farol da Ponta Alegre está localizado ao norte da Lagoa Mirim, no município de Arroio Grande e nas seguintes coordenadas geográficas: Latitude  32°24'52.75"S e Longitude  52°45'29.30"O.  

Saindo de Rio Grande, basta seguir pelas vias ERS-734, BR-392, BR-116 e estrada vicinal (40 km), percorrendo uma distancia aproximada de 185 km de Rio Grande até o farol. As coordenadas geográficas do farol e trajeto da viagem foram pré-estudados através do Google Earth PRO e posteriormente determinados com um GPS Garmin etrex 30. No mapa abaixo segue o trajeto da viagem:

Mapa do trajeto Rio Grande - Farol da Ponta Alegre

       A chegada ao Farol da Ponta Alegre se dá por estradas de difícil trafegabilidade, especialmente durante o período de chuvas, já que são acessos localizados na chamada zona baixa da cidade. Inclusive, em um determinado trecho, a estrada corta propriedades particulares. As fotos a seguir mostram as diferentes condições da estrada de acesso ao farol, que inicia no ponto de latitude  32°15'49.91"S e longitude  53° 5'21.96"O, nas imediações do km 615 da BR-116. Dos 40 km de estrada, aproximadamente os primeiros 27 km predominam saibro, depois apresenta trecho sobre horizonte argiloso (Bt - B textural de um Planossolo) e trechos com grama nas proximidades do farol. É recomendável o uso de caminhonete 4x4 e predominam condições regulares a ruins para a prática do cicloturismo.

      As informações acerca da geologia, pedologia, geomorfologia e vegetação foram baseadas em mapas do IBGE, na escala 1:250.000, folha SI 22 (Lagoa Mirim)
Geologia: coberturas holocênicas (aluviões flúvio-lacustre na área dos campos e coberturas eólicas entre o farol e a Lagoa Mirim.
Pedologia: predomínio de dunas entre o farol e a lagoa e na área de campos, ocorrências de Organossolos Háplicos e Tiomórficos, Espodossolos Ferrilúvicos, Planossolos Nátricos.
Geomorfologia: Depósitos sedimentares Quaternários - Planície Lagunar Patos-Mirim.
Vegetação: Formações pioneiras com influência fluvial e/ou lacustre - herbácea sem palmeiras.
Uso atual das terras: áreas de preservação permanente e pastagem natural.
Folha Topográfica do Exército-RS (escala 1:50:000): Ponta Alegre.

Nas fotos a seguir, as feições da paisagem e da estrada até o farol:














 
 O Farol da Ponta Alegre está desativado desde 1950. O ponto foi inaugurado em 1908, com o crescimento da navegação na Lagoa Mirim, garantindo tranquilidade aos navegadores, principalmente à noite. Apresenta torre quadrangular de alvenaria com altura de 16 metros acima do solo e 17 metros acima do nível da Lagoa Mirim, e o monumento pode ser visto a cerca de oito milhas de distância pelos navegadores.

Farol da Ponta Alegre: vistas do farol e da parte interna e da paisagem no entorno































 O farol é ponto de parada dos navegadores que ainda aventuram-se pelas águas da Lagoa Mirim, sendo considerado local estratégico para descanso e registro de belas imagens do farol e de sua vista paradisíaca do alto de sua torre.
Outras fotos da paisagem no entorno do farol:


















      Maiores detalhes sobre a história, localização e relatos acerca do Farol da Ponta Alegre encontram-se nos links a seguir, que complementam esta expedição e foram usados como apoio na pesquisa.

1) Farol da Ponta Alegre (Vídeo no Youtube, do canal História Arqueologia)


E assim foi um pouco da nossa singela exploração, registros fotográficos, mapeamento e coordenadas geográficas do Farol da Ponta Alegre, seu entorno e caracterização da estrada de acesso. Saudações geográficas!