quinta-feira, 27 de fevereiro de 2020

Rio Grande - Chuí via BR-471 (Rio Grande, Santa Vitória do Palmar e Chuí - RS)


Pedal fotográfico realizado em março de 2018, onde o destino foi para os municípios de Santa Vitória do Palmar e Chuí (via BR-471).


 
Trajeto Rio Grande - Santa Vitória do Palmar - Chuí  sobre imagem de satélite do Google Earth (1 cm na imagem equivalem a aproximadamente 20 km)


No link abaixo segue o registro da atividade no Strava, totalizando 313,10 km e velocidade média de 17,5 km/h.


A seguir algumas fotos que resumem como foi este pedal fotográfico:
Saída de Rio Grande às 06h:05 min

Ao longo dos retões da BR-471, observamos na paisagem plantações de soja e arroz, campos e a Reserva Ecológica do Taim. 























O município de Santa Vitória do Palmar é a terra dos campos neutrais, dos verdes palmares e dos butiás! Está localizado no extremo Sul do Brasil, a uma latitude 33°31'49.89"S e  longitude 53°20'44.54"O - entrada da cidade (coordenadas determinadas com GPS Garmin etrex 30), estando a uma altitude média de 23 metros em relação ao nível do mar. Seu território, uma faixa de terra de quase 150 quilômetros de extensão, é formado basicamente por planícies e por algumas áreas conhecidas como banhados e leves depressões que alagam durante as temporadas de chuva.

Santa Vitória é banhada por duas grandes lagoas: a Lagoa Mirim e a Lagoa Mangueira, além de outras lagoas de pequeno porte. Estas duas, somadas à Laguna dos Patos, compõem o maior complexo lagunar da América Latina. Possui duas praias, consideradas como balneários do município: a Praia do Hermenegildo (chamada pelos vitorienses simplesmente de Hermena) e a Praia da Barra do Chuí, localizada no extremo sul do território, onde faz fronteira com o Uruguai. A fundação de Santa Vitória data de 19 de dezembro de 1855 e sua emancipação em 30 de outubro de 1872. Sua população estimada pelo IBGE em 2017 é de 31.274 habitantes e uma densidade demográfica de 5,96 hab/km2.





Paradouro Costa Doce  (32°51'10.49"S e  52°42'14.60"O)















Passagem à noite por Santa Vitória do Palmar

Pedalando à noite na Estrada de acesso ao Hermenegildo















Já o Chuí está no extremo Sul (cidade mais meridional do Brasil) e faz fronteira conurbada com a cidade do Chuy, no Departamento de Rocha, Uruguai. Possui uma população estimada de 6.413 habitantes (estimativa do IBGE em 2016) e densidade demográfica de 31,56 hab/km2, sendo constituída por brasileiros, uruguaios e árabes palestinos (estes últimos muito ligados ao comércio).

O Chuí localiza-se a uma latitude  33°41'33.67"S e a uma longitude  53°27'19.09"O (área central, cruzamento da rua Argentina com a av. Uruguay), estando a uma altitude de 22 metros. Possui uma área de 200,74 km². O balneário mais próximo é a Praia da Barra do Chuí, pertencente ao município de Santa Vitória do Palmar, recebendo o nome em razão do Arroio Chuí, um arroio que corta o interior do município e parte do balneário. A Praia da Barra do Chuí é limitada ao sul pela foz do Arroio Chuí, que a separa da Praia da Barra del Chuy, no Uruguai.
























E assim foi o pedal de Rio Grande ao Chuí pela BR-471: plantações de soja, arroz, campos, retões intermináveis, eólicas, pedal noturno em parte do trajeto, enfim. Foram visitados os balneários do Hermenegildo e Barra do Chuí, a cidade de Chuí e o Forte de São Miguel.

Folhas Topográficas do Exército-RS (Escala 1:50:000) abrangidas no pedal Rio Grande - Chuí: Rio Grande, Quinta, Arroio do Marisco, Taim, Banhado do Taim, Farol Vergas, Santa Vitória do Palmar, Passo do Marmeleiro, Arroio Chuí, Curral do Arroio e Jaguarão Grande.