quarta-feira, 5 de fevereiro de 2020

Paredão (Piratini - RS)

Um dos lugares mais bonitos que a natureza nos apresenta na região Sul do Rio Grande do Sul e às margens do Rio Camaquã é o Paredão. Trata-se de uma localidade situada no 3° Distrito do município Piratini, inserida na Microrregião Serras de Sudeste e Mesorregião Sudeste Rio-Grandense. 


O Paredão encontra-se a aproximadamente de 100 km do perímetro urbano de Piratini e a cerca de 22 km da BR-392, na margem do Rio Camaquã e próximo ao limite administrativo entre os municípios de Piratini e Encruzilhada do Sul. 
Em geral, a paisagem apresenta declividades acentuadas (relevo ondulado a forte ondulado) e as rochas são principalmente de composição granítica, com associações de rochas metamórficas, como o quartzito. Predominam solos rasos, pedregosos (Neossolos Litólicos) e associados com Argissolo Vermelho-Amarelo (mais profundo em relação ao Neossolo) e afloramentos de rochas, sendo estes solos susceptíveis à erosão, o que confere grandes restrições ao uso agrícola. Dentre as atividades ali desenvolvidas destacam-se a agricultura e pecuária familiares e a silvicultura.
A seguir, fotos da estrada do Paredão e paisagens do Escudo Sul Rio-Grandense ao longo do trajeto:
























A origem do nome "Paredão" remete à formação geomorfológica pela qual o Rio Camaquã escavou o seu curso, em meio a paredões rochosos, que teriam sido utilizados como local estratégico para defesa de guerra, servindo como grandes trincheiras de pedras para enfrentar os espanhóis. 
A localidade já foi denominada Minas do Paredão, devido a atividade mineradora outrora ali existente. Maiores detalhes sobre a localidade do Paredão (com ênfase na experiência de vida dos agricultores familiares camponeses, reprodução social e saberes locais) são encontrados no trabalho de Losekann (2011):



























O trajeto, desde a BR-392 até o Paredão abrange as Folhas Topográficas do Exército-RS (Escala 1:50:000) Arroio da Bica e Figueiras.


Fotos complementares: Estrada do Paredão, atividade silvicultora, paisagens do Escudo Sul Rio-Grandense e Rio Camaquã (nas proximidades do Paredão).