sexta-feira, 13 de março de 2020

Pedras Altas - RS




Amanhecer na RS-608, nas imediações do pórtico da entrada da cidade de Pedras Altas, no sentido Pinheiro Machado - Pedras Altas:

Pórtico de entrada da cidade de Pedras Altas ( 31°43'50.80"S e 53°34'51.40"O)








Pedras Altas herdou seu nome da própria região, devido às pedras existentes a uns três quilômetros da localidade.
Em meados do século XIX a região era conhecida como “Coxilha das Pedras Altas”. A denominação foi encontrada em cartas escritas à família, por um oficial “Farrapo” que estava acampado na localidade com as forças de Bento Gonçalves. A correspondência a qual estava escrita a denominação, foi publicada em um Almanaque de Porto Alegre no final daquele século.
Entretanto, Joaquina de Assis Brasil, em depoimento prestado ao historiador Antônio Dias Vargas, no dia 16 de fevereiro de 1969, disse-lhe o seguinte:
“Os engenheiros da estrada de ferro, a procura de local adequado para instalação dos trilhos, descobriram duas pedras enormes, uma apoiada sobre a outra, com altura aproximada de cinco metros. Admirados com a obra da natureza, fizeram um esboço do achado, ao qual deram o nome de Pedras Altas”.
Isto, segundo Joaquina, originou o nome da estação férrea.
O início da povoação foi proporcionado pelo comendador Manoel Faustino D”Ávila, dono da estância “Vista Alegre”, hoje “São Manoel”, que em 1898 doou os terrenos de sua propriedade, situada na margem oeste de uma das estradas de acesso à estação férrea (atual rua Visconde de Mauá), à ex-agregados e amigos.
Fatos importantes que marcaram a história do município: o estabelecimento da Granja Pedras Altas e seu idealizador, Joaquim Francisco de Assis Brasil, eminente figura de homem público do Rio Grande do Sul e do País; o “Tratado de Paz de Pedras Altas”, que humanizaria a política; o Grupo Escolar Assis Brasil”, criado em 1939, que alicerçou a educação; fundação do Hospital, por iniciativa de Lydia Assis Brasil, que garante atendimento médico à população e a emancipação, que é a esperança de um grande futuro.
Fonte: http://www.pedrasaltas.rs.gov.br/

Um pouco da cidade:


Pedras Altas está localizada na microrregião Serras do Sudeste, com uma população aproximada de 2000 habitantes (estimativa do IBGE, 2018), em uma área de 1 376,694 km². A altimetria média é de 375 metros acima do nível do mar e limita-se com os seguintes municípios: Aceguá, Candiota, Herval, Pinheiro Machado e Melo (Uruguai). Pedras Altas emancipou-se de Herval e Pinheiro Machado em 16/04/1996, tendo sido instalado, sob permissão especial, somente a partir de 01/01/2001. A lei n° 171/2002 de 17 de dezembro de 2002, criou os distritos de Pedras Altas, Cerro do Baú, Arroio Mau e São Diogo. 














Estância Tarumã:








Vinhedo Pedras Altas:













Paisagem na RS-608 (Pinheiro Machado - Pedras Altas)

Referências:
http://www.pedrasaltas.rs.gov.br/municipio

https://pt.wikipedia.org/wiki/Pedras_Altas#Geografia