domingo, 1 de março de 2020

Ilha da Torotama (Rio Grande - RS)







O Gran Fondo Strava julho/2019 foi na Ilha da Torotama, localizada no município do Rio Grande. Constitui uma extensão do 3° Distrito deste município, o Povo Novo. Trata-se de uma ilha lagunar situada no complexo estuarino da Laguna dos Patos, que está localizada na costa do extremo Sul do Brasil, na orientação NE – SO. A Ilha da Torotama é separada do continente por um arroio, denominado Arroio da Ilha e pela Lagoa da Pinguela. A seguir a imagem de satélite com a localização geográfica da Ilha da Torotama e algumas localidades em seu entorno e a ficha técnica do pedal.

Imagem de satélite, com a localização da Ilha da Torotama


Um dos acessos é via RG-470 (Estrada Quitéria):








RG-470 (Estrada da Quitéria)

Um pouco sobre o ambiente da Ilha da Torotama: a maior parte do ambiente da ilha encontra-se alagado. A estrada de acesso à ilha é a mesma RG-470, uma estrada tranquila para pedalar. Na ilha encontramos poucos moradores, que vivem principalmente da pesca artesanal. Também encontramos gado e algumas aves nativas, como maçaricos e garças brancas. Ainda há a rivalidade de seus dois times de futebol: o Novo Avante e o Fiateci.





































Arroio da Ilha: divisa entre a Ilha da Torotama e o continente. Latitude:  31°55'44.18"S e Longitude:  52°12'27.74"O




Na volta da Ilha da Torotama, uma passada em trecho da Estrada RG-265 (Estrada do Banhado Silveira), passando por trechos mais geologicamente mais antigos (Pleistoceno), elevados e com relevo plano a suave ondulado. Em acesso secundário, um belo túnel verde!












Acerca da Ilha da Torotama, como material complementar a esta postagem, sugere-se como leitura o trabalho das autoras Lourenço e Pimpão (2014), intitulado "Ilha da Torotama: um mapeamento preliminar", onde são reunidas e abordadas informações históricas, geográficas, econômicas e culturais referentes à localidade. 

O trabalho de Freitas et al. (2009), embora com ênfase no cultivo do camarão na Ilha da Torotama, ilustra com vários mapas a caracterização geográfica da área e está disponível no link:

Por estar situada em ambiente com cotas altimétricas baixas e com relevo plano, a região está sujeita a alagamentos, o que pode inviabilizar os pedais em alguns períodos mais chuvosos durante o ano. Fechando os trabalhos na postagem, pode-se dizer que o cicloturismo até a Torotama foi tranquilo de se fazer, com condições boas a regulares de pedal.