domingo, 1 de março de 2020

Trilha da Quinta (Rio Grande - RS)



A Trilha da Quinta compreende um percurso de trilha e estrada de chão que começa acompanhando o trecho da antiga via férrea, a qual cruzava a área urbana da cidade do Rio Grande e termina da Vila da Quinta (sede do quinto distrito de Rio Grande). 
Este trajeto também margeia a atual ferrovia que estende-se até a zona portuária de Rio Grande e ainda cruza por três principais arroios: Arroio Martins, Arroio das Barrancas e Arroio das Cabeças. O retorno pode ser feito pela própria Trilha da Quinta ou pela BR-392 (Estrada Rio Grande - Pelotas). A imagem abaixo mostra a localização do percurso sobre as Folhas Topográficas do Exército-RS (Rio Grande e Quinta), plotadas sobre o Google Earth. 

Localização do trajeto, em Folhas Topográficas do Exército-RS, sobre o Google Earth

O trajeto e as coordenadas de pontos referenciais foram determinados com um GPS Garmin etrex 30. Desde seu inicio até a ponte sobre o Arroio das Cabeças (na Vila da Quinta), o percurso da Trilha da Quinta tem aproximadamente 6,4 km, sendo um pedal curto e sugestivo para iniciantes no cicloturismo.
- Trajeto e pontos sobre imagem de satélite do Google Earth e ficha técnica do pedal: 




Algumas fotos:
- Início da trilha da Quinta: ponto de latitude  32° 4'39.65"S e longitude  52°11'31.87"O, ao final da Estrada Roberto Socowski. Observa-se a quantidade de pedras remanescentes da antiga ferrovia, neste caso o ramal ferroviário que cortava o perímetro urbano da cidade do Rio Grande.


- No percurso podemos observar um pouco da hidrografia do município do Rio Grande. Os arroios Martins, das Barrancas e das Cabeças nascem nos banhados localizados nas cavas dos cordões litorâneos (terrenos geologicamente recentes, do período Holoceno). Seus fluxos percolam por solos arenosos (principalmente Neossolos Quartzarênicos) até desembocarem na região estuarina da Laguna dos Patos. No entorno dos arroios e ao longo da Trilha da Quinta predominam atividades de agricultura e pecuária como uso do solo. 

- Nas fotos abaixo, o Arroio Martins.


- Ponte sobre o Arroio Martins, construída sobre a antiga ponte férrea (32° 5'0.75"S e 52°12'11.22"O):






- Imagens de outro ponto do Arroio Martins:  32° 5'11.38"S e  52°12'3.51"O

- Nas fotos abaixo ainda o Arroio Martins.  Destaca-se que os três arroios visitados durante o pedal apresentam as margens erodidas e alto potencial de assoreamento, além de outros problemas decorrentes da urbanização (resíduos sólidos, tráfego de veículos, efluentes domésticos, etc.).





- Na sequência do Arroio Martins, trecho mais arenoso da Trilha da Quinta, ainda acompanhando o trecho da linha férrea que não existe mais. 


- Imagens do "túnel verde" (32° 5'18.32"S e  52°12'53.52"O), que atualmente encontra-se mais aberto e impactado pelo tráfego de veículos.





- Arroio das Barrancas: um pouco da vegetação e fotos sobre a ponte da via férrea atual (32° 5'12.58"S e  52°13'58.97"O)











- Outro ponto do Arroio das Barrancas, pela BR-392 (32° 5'15.04"S e  52°13'58.34"O). 







- Pausa para umas fotos sobre a atual linha férrea...







- Antiga fábrica (32° 4'51.08"S e  52°14'44.11"O)




- Arroio das Cabeças:  Fotos no ponto 32° 4'36.86"S e  52°15'8.93"O. Está situado na vila da Quinta e apresenta intensa urbanização num de seus trechos. Talvez seja um dos arroios mais impactados pela ação antrópica.











- Arroio das Cabeças (32° 4'40.69"S e  52°15'26.14"O):

O pedal da Trilha da Quinta é um trajeto curto, em condições de relevo plano e solos arenosos. Alguns trechos podem apresentar muita areia solta ou problemas de drenagem, dependendo das condições meteorológicas, o que pode tornar até ruins as condições para pedalar. Recentemente este trajeto também vem sendo utilizado com o tráfego de veículos automotores, o que pode impactar negativamente a preservação da trilha.