sexta-feira, 13 de março de 2020

Antiga Linha Bagé - Marítima (Pedras Altas - RS)


Trecho da antiga linha férrea Bagé - Marítima, no município de Pedras Altas, especificamente nos 17 km compreendidos entre a  cidade de Pedras Altas e a localidade do Nascente.


Imagem de satélite e o trecho da antiga via férrea entre a cidade de Pedras Altas e o Nascente. 1cm = 2 km.
Um pouco sobre o histórico da linha férrea:
A linha Cacequi - Bagé - Marítima foi construída em partes: pela Southern Brazilian Rio Grande do Sul Railway Company Limited, sucessora de uma série de concessões anteriores, a Bagé-Marítima, em 1884. De Cacequi a São Gabriel, em meados de 1896 e de São Sebastião a Bagé, no final do mesmo ano, ambos pela pela E. F. Porto Alegre-Uruguaiana. Em 1900, a união São Sebastião-São Gabriel completaria o trecho Bagé-Rio Grande. Era uma linha de grande utilidade pois transportava gado e charque para o porto do Rio Grande, apesar de, no final do século 19, ter baixo movimento por causa dos altos preços do frete, dos maus serviços e da interrupção do serviço dos trens pela Revolução Federalista. Os trens de passageiros partiam de Livramento, em outra linha, chegavam a Cacequi e dali até Bagé. Em Bagé, havia que se trocar de trem para chegar a Rio Grande. Uma série de variantes foi entregue entre 1968 e os anos 1980: Pedras Altas, Três Estradas, Pedro Osório e Pelotas, que encurtaram e melhoraram seu traçado, eliminando diversas das estações originais. Até 1982 as linhas ainda transportavam passageiros, quando o serviço foi interrompido devido ao desabamento de uma ponte em Pedro Osório; uma nova linha foi construída logo depois. O transporte de passageiros retornou algum tempo depois mas com trens mistos, que duraram até meados dos anos 1990. A variante de Pedras Altas foi entregue depois de mais de vinte anos de projeto e construção, em 04/04/1968, entre as estações de Hulha Negra e de Herval, deixando a linha original entre elas desativada definitivamente. Novas estações foram construídas na variante, até hoje em atividade para cargueiros. 
Fonte: https://www.estacoesferroviarias.com.br/
Na sequência, os registros feitos entre 2016 e 2020 abrangem a Estação Pedras Altas, o trecho de estrada de chão por onde passava a linha férrea Bagé - Marítima e a Estação do Nascente.

Antiga estação ferroviária de Pedras Altas (31°44'2.11"S e  53°35'9.05"O):



Relógio da Estação de Pedras Altas 





Estrada de chão de acesso ao Nascente, que corresponde à linha férrea desativada: 









No trecho da antiga linha férrea próximo à cidade de Pedras Altas, na direção do Nascente, encontra-se o Túnel Verde José Garibaldi Friedrich.
















Antiga estação ferroviária do Nascente (31°49'9.05"S e  53°30'1.21"O):




Relógio - Estação do Nascente






A estação de Nascente foi inaugurada em 1884. Com a entrega da variante de Pedras Altas, em abril de 1968, a estação ficou fora da nova linha. Em 2020 está ainda de pé e utilizada para outras finalidades (há pouco tempo era usada como residência).

Antiga estação ferroviária do Nascente (31°49'9.03"S e  53°30'1.28"O)













Folhas Topográficas do Exército (Escala 1:50.000): Pedras Altas, Cerro Chato e Passo da Areia.