terça-feira, 26 de janeiro de 2021

Expedição Rail Cerro Chato (Herval/Piratini - RS)


Trekking ferroviário realizado com a equipe Rail Cerro Chato, entre o túnel do Cerro Chato e a ponte sobre o Arroio Antunes.

O Cerro Chato...

A localidade do Cerro Chato possui cerca de 500 habitantes e situa-se no município de Herval e, ainda, está na zona limítrofe com outros dois municípios: Piratini e Pinheiro Machado. Nas fotos, trechos da estrada correspondentes à antiga linha férrea (mais detalhes nos links complementares), a antiga estação ferroviária e a ponte sobre o rio Piratini, na divisa entre os municípios de Herval e Piratini.
Parte da estrada de chão de acesso entre as localidades do Cerro Chato e Cerro Partido, correspondente à linha férrea desativada:






A estação do Cerro Chato (31°51'55.96"S e 53°16'37.33"O) foi inaugurada em 1884. Com a entrega da variante de Pedras Altas, em abril de 1968, a estação do Cerro Chato ficou fora da nova linha e antiga linha começou a ser desmanchada. Hoje está ainda de pé e bastante descaracterizada, junto à estrada de terra que passa pelo leito da antiga linha retirada.



A poucos metros da estação encontra-se a ponte sobre o Rio Piratini (31°51'53.96"S e 53°16'6.50"O), na divisa entre os municípios de Herval e Piratini:







O Trekking

O trekking ferroviário foi realizado em janeiro de 2021 com a equipe Rail Cerro Chato (Bruno, Carla, Daniel, Juliana, Márcio e Margarete), com trajeto compreendido entre o túnel do Cerro Chato e a ponte sobre o Arroio dos Antunes, perfazendo, ao todo, cerca de 11 quilômetros de caminhada. Abaixo, o trajeto do trekking plotado sobre as Cartas Topográficas do Exército (Escala 1:50.000) Cerro Chato e Basílio e imagem de satélite do Google Earth. Altimetria variável entre 98 e 130 metros. 


Trajeto do trekking plotado sobre as Cartas Topográficas do Exército (Escala 1:50.000)


Trajeto do trekking plotado sobre imagem de satélite do Google Earth

A seguir, as fotos ao longo do trekking ferroviário, desde o túnel do Cerro Chato até a ponte sobre o Arroio dos Antunes.








Nas fotografias aéreas (créditos: Bruno Farias) observa-se melhor a paisagem no entorno da área do trekking, com vistas da ferrovia e do Arroio dos Antunes. Os paredões rochosos ao longo da via férrea e as rochas no leito do Arroio dos Antunes (entorno da ponte) fazem parte do Complexo Canguçu (associação de rochas metamórficas e plutônicas), com idade geológica estimada entre 750 e 670 milhões de anos (Pré-Cambriano). 













O Túnel Ferroviário

O túnel ferroviário da atual via férrea encontra-se no ponto de coordenadas geográficas 31°51'47.76"S e 53°14'46.81"O e próximo à localidade do Cerro Chato, mas no município de Piratini. De ocorrência discreta na paisagem, foi construído no final da década de 1960.
















Integrantes da Equipe Rail Cerro Chato no túnel ferroviário

Fotos noturnas do túnel ferroviário: 







Ponte sobre o Arroio Antunes

Está situada no ponto de coordenadas geográficas  31°49'54.56"S e  53°16'11.13"O e possui cerca de 70 metros de extensão. Na via férrea, há placa indicativa do rio Cascavel, que corresponde ao arroio dos Antunes (conforme consta nas cartas topográficas do Exército, Google Maps e no mapa do GPS Garmin etrex 30). O arroio dos Antunes constitui divisa entre os municípios de Piratini (à direita nas fotografias aéreas da ponte - créditos: Bruno Farias) e Pinheiro Machado, à esquerda. 












Parte da equipe Rail Cerro Chato





Corredeiras - Arroio dos Antunes







Agradecimento especial aos amigos integrantes da equipe Rail Cerro Chato pela companhia e por proporcionar ótimos momentos em meio a este belo lugar e à Liliana (Pousada Cerro Chato), pela receptividade e acolhimento da equipe!


Links complementares: