quarta-feira, 24 de fevereiro de 2021

Caminhos do Sul III: Caieiras e Forte Dom Pedro II (Caçapava do Sul)

Caçapava do Sul

A cidade de Caçapava do Sul está situada a aproximadamente 250 km de Rio Grande, sendo conhecida como a segunda Capital Farroupilha, Portal do Pampa Gaúcho e capital gaúcha da Geodiversidade, com altimetria aproximada de 450 metros acima do nível do mar. Na língua Tupi-Guarani, o termo Caçapava significa "clareira na mata", "fim da estrada na mata" e "fim da travessia no monte".


As Caieiras

Correspondem ao conjunto de grandes jazidas onde ocorre a extração de mármore (rocha metamórfica). Os mármores encontrados nas Caieiras são calcíticos e dolomíticos, e são o resultado do metamorfismo de calcários (rocha sedimentar) depositados há cerca de 1 bilhão de anos, em condições de ambiente de mar raso posicionado em região tropical. As Caieiras são cortadas pela BR-392 e localizam-se a cerca de 7 quilômetros do perímetro de Caçapava do Sul. Atualmente em atividade, as Caieiras são de grande importância econômica para o município de Caçapava do Sul, pela produção de calcário, cal e argamassa.  Em meio às jazidas, aos morros e à vegetação ainda encontramos belos lagos e com diferentes cores, como o azul e o verde (registros fotográficos abaixo).







Forte Dom Pedro II

Está localizado na zona Norte da cidade, ao final da rua Ulhoa Cintra, tendo como referência geográfica o ponto de coordenadas geográficas  30°30'28.01"S e 53°29'31.76"O. Possui a forma de um polígono hexagonal e suas paredes têm altura de 8 a 10 metros, com mais de um metro de espessura. A ideia era fortificar a Vila de Caçapava, por julgar iminente a invasão de nossas fronteiras.










Outros registros sobre a cidade de Caçapava do Sul e o Forte Dom Pedro II podem ser encontradas no seguinte link: