quinta-feira, 8 de outubro de 2020

Praia do Totó, Colônia Z3 e Galatéia (Pelotas - RS)

 Parte final do trajeto de cicloturismo feito pela orla lagunar de Pelotas, abrangendo a praia do Totó, Colônia Z3 e a Vila Galatéia, com retorno pela BR-116.


A imagem de satélite a seguir mostra o trajeto de cicloturismo e a localização das praias de Pelotas e a Vila Galatéia.


Entre o Balneário dos Prazeres e a Colônia Z3 encontramos uma significativa área verde, correspondente a um fragmento remanescente da vegetação de restinga do Bioma Mata Atlântica. Esta ampla área verde é conhecida como Mata do Totó e encontra-se na orla da Laguna dos Patos, junto à Praia do Totó (fotos abaixo).












Colônia Z3

A Colônia de Pescadores Z3 está localizada à margem da Laguna dos Patos e foi fundada em 29 de junho de 1921. É o 2° Distrito de Pelotas e o acesso a Z3 pode ser feito pelo Barro Duro ou via BR-116. A principal atividade econômica é a pesca artesanal e nas proximidades da Galatéia também há agricultura extensiva, com plantações de arroz e soja.  O trabalho de Delamare (2017) analisa os elementos físicos e socioeconômicos na área da Z3 e os conflitos gerados dessa relação, por meio do zoneamento geoambiental.














Galatéia

Pequena vila próxima a Colônia Z3 onde são observados alguns estabelecimentos agrícolas e a estrada da Galatéia, que dá acesso à BR-116.















Retorno pela BR-116 até Pelotas: a Estrada da Galatéia desemboca nas imediações do pedágio do Retiro.