quarta-feira, 8 de julho de 2020

Candiota/RS

O Município de Candiota situa-se na metade Sul do RS e aproximadamente 189 km de Rio Grande. O nome de Candiota deve-se aos imigrantes de Cândia-Grécia que eram chamados de Candiotos. 




Ao fixarem-se na região, originaram o nome do município. Um desses imigrantes teria alterado o sobrenome de Candioto para Candiota, daí resultando a denominação do curso d´água que corta o município de norte a sul.

No cenário turístico, o município integra-se a Região Turística denominada “Pampa Gaúcho”, a qual todos os elementos que estão no imaginário do turista a respeito do Rio Grande do Sul e ao gaúcho estão presentes (indumentária, danças, lidas campeiras, gastronomia e a própria figura do gaúcho), o que nos remete ao turismo cultural e histórico, trabalhado de forma a resgatar a História e Cultura Gaúcha, pois foi em meio ao Campo dos Menezes, onde hoje fica Candiota, mais precisamente a localidade de Seival, que Antônio de Souza Neto após vencer a Batalha do Seival1 proclamou, no dia 11 de setembro de 1836, a República Rio-Grandense. Inclusive, no município, há um monumento marcando o território que teria ocorrido tal confronto, além de numerosas construções (em ruínas) que remetem a essas datas e esses momentos históricos.
Candiota limita-se com os municípios de Pinheiro Machado, Bagé e Hulha Negra. Pontos de referência: Pórtico de entrada da cidade de Candiota (31°27'56.72"S e  53°39'49.07"O) e Usina Termelétrica (31°32'58.93"S e  53°40'52.81"O).
Nas fotos, cicloturismo realizado em Candiota, passando pela Usina Termelétrica, vilas operárias, prainha de Candiota, localidade do Seival e BR-293, perfazendo 75 km e abrangendo as Folhas Topográficas do Exército (Escala 1:50.000) Seival e Pedras Altas.





Prainha de Candiota e usina termelétrica























Algumas fotos da localidade do Seival





Antiga Estação Ferroviária Seival

As fotos da antiga estação ferroviária do Seival são de 2016 e até então esta encontrava-se abandonada. Correspondia à Estação de Santa Rosa, inaugurada em 1884. Em 19 de maio de 1936 o nome foi alterado para Seival. Ao lado da antiga estação passa a estrada de chão por onde passava o antigo leito da ferrovia retirada. Em abril de 1968, com a entrega da variante de Pedras Altas, a estação ficou fora da nova linha ferrea (Estações Ferroviárias do Brasil - Seival).














Com um subsolo rico em carvão e calcário, o município representa um centro de geração de energia termelétrica e produção de cimento pozolânico, o que permite atividades relacionadas ao turismo pedagógico e turismo técnico-científico.

No campo, o destaque fica por conta da criação de gado leiteiro e a ovinocultura. A agricultura ganha força com o desenvolvimento da orizicultura e da fruticultura. Candiota também é reconhecida nacionalmente pela produção de sementes olerícolas e agroecológicas, e começa a se destacar com a produção de soja. O clima é temperado, caracterizado por altas temperaturas no verão chegando a 35°C. O inverno é marcado por geadas, chegando a temperaturas negativas. É a região com mais horas de luz e a que possui maior amplitude térmica do país, isto é, onde há maior variação de temperatura entre o dia e a noite. Essas características possibilitam o cultivo de ameixa, caqui, figo, nectarina, pêra, pêssego, maçã, marmelo, framboesa, nozes pecan e uva, o que admite no turismo trabalharmos em diversas frentes, como o enoturismo, turismo gastronômico, turismo rural.

Candiota apresenta em seu território o único Bioma restrito a um Estado Brasileiro, o Rio Grande do Sul, o Bioma Pampa. Ecologicamente, esse bioma é caracterizado por uma vegetação composta por gramíneas, plantas rasteiras e algumas árvores e arbustos encontrados próximos a cursos d’água, que não são abundantes. Comparados às florestas e às savanas, os campos têm importante contribuição na preservação da biodiversidade, principalmente por atenuar o efeito estufa e auxiliar no controle da erosão. Logo, a preservação de espécies, a conservação de áreas, ou seja, o respeito ao meio ambiente e todos os seus ecossistemas são premissas em todos os projetos idealizados pelo município, inclusive no evento natalino, assim como atividades de educação ambiental, experiências no meio natural, alinhadas ao turismo ambiental e ecoturismo.
Mais informações na página da Prefeitura Municipal de Candiota